Há 60 anos, mais precisamente em 22 de março de 1961, a instituição que foi base para a que hoje chamamos de UFCSPA iniciou suas atividades. A Faculdade Católica de Medicina (Católica) foi criada para ser uma escola de formação dos médicos da Santa Casa de Porto Alegre depois que a então URGS (na época sem "F") criou o Hospital de Clínicas de Porto Alegre para a atuação de seus estudantes. Em 1980, o Governo Federal assumiu a gestão da instituição, que passou a se chamar Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA).

Nos anos 2000, a Fundação, que sempre fora referência em Medicina no Estado, resolveu abrir novos cursos. Em 2007, a instituição ficou grande demais para ser apenas faculdade, então foi aberto um pedido junto ao Ministério da Educação para transformação em universidade. Em 11 de janeiro de 2008 foi oficializada a criação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Para comemorar os 60 anos da instituição que deu origem à UFCSPA, a Reitoria e a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) desenvolveram a campanha Juntos, Somos UFCSPA. A ação tem como objetivo promover o pertencimento e identidade em todos os membros da comunidade acadêmica da UFCSPA: estudantes, trabalhadores e egressos.


Participe da campanha!

  • Envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o seu depoimento contando um pouco da sua história e da sua relação com a Católica-Fundação-UFCSPA, em uma das opções abaixo:
    • Texto de até 500 caracteres + foto pessoal atual ou dos tempos de faculdade;
    • Vídeo na horizontal de até um (1) minuto;
  • Você pode participar também enviando fotos da universidade de qualquer época. Clique aqui para enviar.

Os depoimentos e as fotos irão aparecer nas respectivas áreas "Memórias" do menu abaixo.

E lembre-se, "Juntos, Somos UFCSPA"!