Fonte: Arquivo UFCSPA
Há 60 anos, mais precisamente em 22 de março de 1961, a instituição que foi base para a que hoje chamamos de UFCSPA iniciou suas atividades. A Faculdade Católica de Medicina (Católica) foi criada para ser a base de formação dos médicos da Santa Casa de Porto Alegre depois que a então URGS (não tinha o F ainda) criou o Hospital de Clínicas de Porto Alegre para a atuação de seus estudantes. Em 1980, após a Santa Casa definir que não conseguiria mais sustentar a faculdade, o Governo Federal assumiu a gestão da instituição, que passou a se chamar Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA). Nos anos 2000, a Fundação, que sempre fora referência em Medicina no Estado, resolveu abrir novos cursos. Em 2007, a instituição ficou grande demais para ser apenas faculdade, então foi aberto um pedido junto ao Ministério da Educação para transformação em universidade. Em 11 de janeiro de 2008, o ministro Fernando Haddad assinou a criação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Linha de tempo:

1953 - Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre Dom Vicente Scherer emite decreto para a criação da Faculdade Católica de Medicina pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e dá início às obras de sua construção

1961 - Primeira aula da Faculdade Católica de Medicina, realizada no dia 22 de março, data que futuramente se tornaria o nome do centro acadêmico do curso de Medicina

1966 - Formatura da primeira turma da Faculdade Católica de Medicina

1980 - Federalização da instituição e transformação em Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA)

1988 - Criação dos primeiros cursos de pós-graduação stricto sensu. O primeiro programa a ser criado é o de Farmacologia. 

2004 - Abertura de novos cursos de graduação além de Medicina. Os primeiros foram Nutrição e Biomedicina.

2008 - Transformação em universidade, no dia 11 de janeiro, passando a se chamar Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).