O programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde constitui-se de mestrado acadêmico.

Objetivo

O objetivo geral do programa é permitir a formação de profissionais qualificados cientificamente com espirito inovador, e competência para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa científica, P&D e de extensão, com foco em tecnologias da Informação e Gestão em Saúde.

Histórico

Em 2011, a UFCSPA oferecia sete cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, no regimento e no Plano de Desenvolvimento Institucional, havia a intenção de ampliação dos programas de Pós-Graduação desta universidade, o PPGTIGSaúde está de acordo com essa diretriz que se constituiu em uma meta que visava à consolidação das ações da instituição na formação de recursos humanos qualificados para o mercado de trabalho na área da saúde. Entre os anos de 2014 e 2015 dois novos cursos de Graduação deram início a suas atividades na UFCSPA: Informática Biomédica e Gestão em Saúde. Neste sentido, observando a necessidade e demanda que surge pelos alunos destes cursos, bem como de cursos relacionados e mercado profissional, um grupo multidisciplinar de docentes, iniciou um trabalho visando criação deste novo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de mestrado acadêmico. Grupos de pesquisa já atuantes, cadastrados no CNPq e certificados pela UFCSPA (Educação à Distância no Ensino das áreas da Saúde, Estudos em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde, Educação e Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação e Gestão em Saúde, dentre outros, que apresentam em sua essência atividades e linhas de pesquisa articuladas com as temáticas “Tecnologias da Informação Inteligentes” e “Gestão em Saúde”, contribuíram para a construção da proposta do programa, uma vez que esses grupos apresentam na sua composição professores que fazem parte do grupo intelectual de professores permanentes e colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde. As atividades dos docentes pertencentes aos grupos de pesquisa apresentam articulação que pode ser comprovada pela produção intelectual evidenciada na publicação de artigos científicos, orientações e co-orientações em conjunto e apresentação de trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais. Estas atividades em conjunto consolidam a formação acadêmica e profissional, aumentam e renovam a produção de conhecimentos na área do Programa.

Histórico de Atividades

Perfil do Aluno

O perfil do aluno egresso do PPG em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde será de um profissional qualificado com forte formação acadêmica para atuar de forma crítica, reflexiva e com responsabilidade para agir como agente multiplicador na área, envolvendo profissionais, usuários e comunidade, tendo  competência para: intervir sobre os situações da prática profissional na saúde implementando ações de gestão e tecnológicas transformadoras; atuar na resolução de problemas complexos que exijam conhecimento interdisciplinar nas áreas de Modelagem e Simulação Computacional, Sistemas Inteligentes e Gestão da Informação e do Conhecimento; acompanhar e avaliar permanentemente a atuação dos profissionais promovendo a transformação por meio de práticas efetivas ligadas ao uso da Tecnologia da Informação e Gestão em saúde.

Infraestrutura de Apoio

O Programa dispõe de Infraestrutura de Secretaria e Sala de Apoio, Laboratórios de Pesquisa, biblioteca e infraestrutura de informática.

Linhas de pesquisa

Áreas de concentração

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde da UFCSPA apresenta duas áreas de concentração, Tecnologias da Informação Inteligente e Gestão em Saúde, descritas a seguir:

1. Tecnologias da Informação Inteligente: propõe-se a investigar a utilização de variadas tecnologias da informação no âmbito da saúde, buscando o estudo, o desenvolvimento e a aplicação de recursos de Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, Inteligência Computacional e Modelagem e Simulação como ferramentas de análise, apoio operacional e à decisão na área da saúde.
  2. Gestão em Saúde:  propõe-se a investigar técnicas, métodos, padrões relacionados com a Gestão da área da Saúde, buscando alinhar o uso de tecnologia a real necessidade do gestor, bem como trabalhar com visão estratégica, tática e operacional, buscando o mapeamento de processos como forma de entendimento de suas complexidades.

A concatenação dessas duas áreas possibilitará, por meio do ensino interdisciplinar, a produção de avanços nas práticas da saúde. As áreas aqui apresentadas se conversam de forma a propiciar uma produtiva concepção de pesquisa colaborativa e interdisciplinar.

Com essas áreas de concentração, o PPG visa a oferecer subsídios teórico conceituais e metodológicos aos acadêmicos, aprimorando seu desempenho, a partir de uma atuação mais crítica, reflexiva, criativa e inovadora quanto aos possíveis problemas de pesquisa. Tais subsídios devem orientar a elaboração das dissertações do Mestrado Acadêmico que representem pesquisas acadêmicas focadas em método científico e análise crítica dos resultados.

Linhas de pesquisa

Cada área de concentração possui uma Linha de Pesquisa própria.

• Na área de Tecnologia da Informação Inteligente, a linha de pesquisa constitui-se em Sistemas Inteligentes e Aplicações na Saúde.
  • Na área de Gestão em Saúde, a linha de pesquisa constitui-se em Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.

Inscrição e seleção

Edital 01/2021 - Mestrado Acadêmico