O programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde constitui-se de mestrado acadêmico.

Objetivo

O objetivo geral do programa é permitir a formação de profissionais qualificados cientificamente com espirito inovador, e competência para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa científica, P&D e de extensão, com foco em tecnologias da Informação e Gestão em Saúde.

Histórico

Em 2011, a UFCSPA oferecia sete cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, no regimento e no Plano de Desenvolvimento Institucional, havia a intenção de ampliação dos programas de Pós-Graduação desta universidade, o PPGTIGSaúde está de acordo com essa diretriz que se constituiu em uma meta que visava à consolidação das ações da instituição na formação de recursos humanos qualificados para o mercado de trabalho na área da saúde. Entre os anos de 2014 e 2015 dois novos cursos de Graduação deram início a suas atividades na UFCSPA: Informática Biomédica e Gestão em Saúde. Neste sentido, observando a necessidade e demanda que surge pelos alunos destes cursos, bem como de cursos relacionados e mercado profissional, um grupo multidisciplinar de docentes, iniciou um trabalho visando criação deste novo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de mestrado acadêmico. Grupos de pesquisa já atuantes, cadastrados no CNPq e certificados pela UFCSPA (Educação à Distância no Ensino das áreas da Saúde, Estudos em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde, Educação e Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação e Gestão em Saúde, dentre outros, que apresentam em sua essência atividades e linhas de pesquisa articuladas com as temáticas “Tecnologias da Informação Inteligentes” e “Gestão em Saúde”, contribuíram para a construção da proposta do programa, uma vez que esses grupos apresentam na sua composição professores que fazem parte do grupo intelectual de professores permanentes e colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde. As atividades dos docentes pertencentes aos grupos de pesquisa apresentam articulação que pode ser comprovada pela produção intelectual evidenciada na publicação de artigos científicos, orientações e co-orientações em conjunto e apresentação de trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais. Estas atividades em conjunto consolidam a formação acadêmica e profissional, aumentam e renovam a produção de conhecimentos na área do Programa.

Perfil do Aluno

O perfil do aluno egresso do PPG em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde será de um profissional qualificado com forte formação acadêmica para atuar de forma crítica, reflexiva e com responsabilidade para agir como agente multiplicador na área, envolvendo profissionais, usuários e comunidade, tendo  competência para: intervir sobre os situações da prática profissional na saúde implementando ações de gestão e tecnológicas transformadoras; atuar na resolução de problemas complexos que exijam conhecimento interdisciplinar nas áreas de Modelagem e Simulação Computacional, Sistemas Inteligentes e Gestão da Informação e do Conhecimento; acompanhar e avaliar permanentemente a atuação dos profissionais promovendo a transformação por meio de práticas efetivas ligadas ao uso da Tecnologia da Informação e Gestão em saúde.

Infraestrutura de Apoio

O Programa dispõe de Infraestrutura de Secretaria e Sala de Apoio, Laboratórios de Pesquisa, biblioteca e infraestrutura de informática.

Linhas de pesquisa

Áreas de concentração

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde da UFCSPA apresenta duas áreas de concentração, Tecnologias da Informação Inteligente e Gestão em Saúde, descritas a seguir:

  1. Tecnologias da Informação Inteligente: propõe-se a investigar a utilização de variadas tecnologias da informação no âmbito da saúde, buscando o estudo, o desenvolvimento e a aplicação de recursos de Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, Inteligência Computacional e Modelagem e Simulação como ferramentas de análise, apoio operacional e à decisão na área da saúde.
  2. Gestão em Saúde:  propõe-se a investigar técnicas, métodos, padrões relacionados com a Gestão da área da Saúde, buscando alinhar o uso de tecnologia a real necessidade do gestor, bem como trabalhar com visão estratégica, tática e operacional, buscando o mapeamento de processos como forma de entendimento de suas complexidades.

A concatenação dessas duas áreas possibilitará, por meio do ensino interdisciplinar, a produção de avanços nas práticas da saúde. As áreas aqui apresentadas se conversam de forma a propiciar uma produtiva concepção de pesquisa colaborativa e interdisciplinar.

Com essas áreas de concentração, o PPG visa a oferecer subsídios teórico conceituais e metodológicos aos acadêmicos, aprimorando seu desempenho, a partir de uma atuação mais crítica, reflexiva, criativa e inovadora quanto aos possíveis problemas de pesquisa. Tais subsídios devem orientar a elaboração das dissertações do Mestrado Acadêmico que representem pesquisas acadêmicas focadas em método científico e análise crítica dos resultados.

Linhas de pesquisa

Cada área de concentração possui uma Linha de Pesquisa própria. 

  • Na área de Tecnologia da Informação Inteligente, a linha de pesquisa constitui-se em Sistemas Inteligentes e Aplicações na Saúde.
  • Na área de Gestão em Saúde, a linha de pesquisa constitui-se em Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.

Arquivos

Matriz Curricular

Nível Mestrado Acadêmico

Número mínimo de créditos para integralização dos estudos necessários ao curso de mestrado: 24 

A duração mínima do mestrado é de 12 meses e a máxima de 24 meses. 

Horário do curso

As atividades didáticas do curso serão realizadas preferencialmente de segunda a sexta, nos turnos da manhã e da tarde. Aulas também em EaD 

Disciplinas de Núcleo Comum 

Disciplina CH CR
Metodologia da Pesquisa 30 02
Redação Científica 30 02
Seminário de Pesquisa 30 02
Tópicos Avançados em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde 30 02

 

Disciplinas optativas

Disciplina CH CR
Artificial Inteligence and Health: Theory and Applications (ministrada na língua inglesa) 30 02
Atelier de Pesquisa em Gestão e Tecnologias da Informação e Saúde 30 02
Bioestatística 30 02
Design de Serviços 45 03
Engenharia de Software Baseada em Evidências 30 02
Gestão de Operações em Saúde 30 02
Gestão de processos assistenciais e administrativos 30  02
Gestão de Projetos 30 02
Informática e Indicadores de Saúde 15 01
Inteligência Artificial Aplicada a Saúde: na Tecnologia e na Gestão 30 02
Inteligência Computacional e Aprendizagem de Máquina 45 03
Introdução ao processamento de sinais biomédicos 30 02
Marketing de serviços em saúde 45 03
Mineração de Textos e Processamento de Linguagem Natural: Técnicas e Aplicações na área da Saúde 45 03
Modelos Probabilísticos e Simulação em saúde 30 02
Padrões em Informática em Saúde 30 02
Planejamento Estratégico 30 02
Políticas públicas na Informática em Saúde 30 02
Processo de Inovação e Propriedade Intelectual 30 02
Sistemas de Informação para Gestão em Saúde 30 02
Talks about Healthcare Software 30 02
Tópicos Especiais: Internet das Coisas e Ambientes Inteligentes no Contexto da Saúde 30 02

 

Inscrição e seleção

2020

Edital 03/2020

2020/2

2020/1

2019