Histórico do Curso

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGNUT) foi aprovado pela CAPES no final ano do 2016 e iniciará suas atividades no segundo semestre de 2017. 

 

A proposição do PPGNUT teve como base o plano de metas institucional (2013-2017) que previa a criação de novos programas de pós-graduação Stricto Sensu em nível de expansão sustentada da UFCSPA. Com apoio e incentivo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), docentes do curso de Nutrição e de Gastronomia organizaram-se como um grupo de trabalho visando propor um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Nutrição: o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Nutrição, nível Mestrado, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

 

A proposta do PPGNUT fundamentou-se dois pilares: a qualificada formação e atuação de corpo docente e a capacidade instalada da UFCSPA, ambos propiciando na área de Nutrição e Ciências do Alimento o desenvolvimento de pesquisa científica, a formação de recursos humanos qualificados e inovação em produtos.

 

O PPGNUT terá ingresso anual de alunos novos, inicialmente com oferta de 15 vagas. 

Objetivo do Curso

O objetivo geral do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGNUT) é de propiciar a formação de profissionais e pesquisadores com domínio técnico-científico nas ciências do alimento, alimentação e nutrição relacionados com a saúde, capazes de produzir conhecimento sólido, inovador, sustentado e de interesse para a região e para o País.

Perfil do profissional a ser formado

Os egressos do programa de PPGNUT estarão aptos e qualificados para atuar no ensino, pesquisa e exercício profissional, desenvolvendo atividades nas áreas de nutrição clínica, experimental, epidemiologia, alimentos e alimentação para a promoção, prevenção e tratamento da saúde humana.

Corpo Docente

Arquivos

Modelos de documentos 

Normas

 
Mestrado - obtenção de título

 

Linhas de Pesquisa

Área de concentração

A área de concentração Saúde, Nutrição e Alimentação tem como foco pesquisas experimentais, translacionais e epidemiológicas, bem como o estudo do alimento e o desenvolvimento de produtos com agregação de valor nutricional para aplicação na área da saúde humana e o avanço tecnológico e científico. Os eixos contemplados pela área de concentração são: Nutrição Básica e Experimental; Nutrição Clínica; Epidemiologia em Nutrição; Alimentação e Nutrição em Coletividades; Ciência e Tecnologia de Alimentos Aplicados à Saúde. 

Linhas de Pesquisa

Nutrição Clínica e Experimental

Nesta linha de pesquisa incluem-se estudos clínicos e experimentais em indivíduos sadios ou doentes, associado a intervenções nutricionais, estilo de vida e ao estado nutricional. Também se agregam estudos in vitro e em modelos animais visando intervenções nutricionais. 

Epidemiologia e Nutrição

Nesta linha de pesquisa aplicam-se princípios e métodos da pesquisa epidemiológica no estudo dos eventos e agravos a saúde e nutrição humana. Tem como foco o estudo de características socioeconômicas, demográficas e comportamentais e a associação com doenças cardiometabólicas e obesidade.

Alimentos e Nutrição

Esta linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver conhecimentos científicos relacionados à composição dos alimentos e matérias-primas, métodos e técnicas tradicionais e contemporâneas do processamento de alimentos que possam agregar valor a produtos e potencializar os efeitos da composição alimentar na promoção da saúde e aspectos nutricionais da população.

 

Matriz Curricular

O PPGNUT funcionará em regime semestral, num total de 24 créditos distribuídos da seguinte forma: 16 créditos em atividades obrigatórias e 8 em disciplinas eletivas. As atividades obrigatórias serão assim distribuídas:

  • 10 créditos em disciplinas, seminários e oficinas;
  • 2 em estágio docência;
  • 4 destinados à dissertação. 

Produto final

O produto final do mestrado será especifico a linha de pesquisa: para as LP Nutrição Clínica e Experimental e Epidemiologia e Nutrição será exigido a elaboração de pelo menos um artigo científico; para a LP Ciência, Alimento e Alimentação serão possíveis dois tipos de produto final: artigo científico ou patente. A escolha será definida com o docente orientador e aprovado no colegiado do Programa.

Disciplinas obrigatórias (16 créditos no total)

  • Oficina de Projeto I: 1 crédito (15h)
  • Oficina de Projeto II: 2 créditos (30h)
  • Oficina de Projeto III: 2 créditos (30h)
  • Fundamentos de Bioética: 1 crédito (15h)
  • Seminários de Evidências em Nutrição: 2 créditos (30h)
  • Ciência dos Alimentos e da Alimentação Aplicadas à Saúde Humana: 2 créditos (30h)
  • Estágio Docência: 2 créditos (30h)
  • Desenvolvimento da Dissertação: 4 créditos (60h)

Disciplinas Eletivas

  • Bioestatística: 3 créditos (45h)
  • Compostos Bioativos dos Alimentos e Implicações na Saúde Humana: 3 créditos (45h)
  • Desenvolvimento de Produtos e Processamento de Alimentos: 2 créditos (30h)
  • Fundamentos de Biologia Celular e Molecular, Imunonutrição e Metabolismo: 3 créditos (45h)
  • Métodos de Avaliação do Consumo Alimentar: 2 créditos (30h)
  • Nutrição nas Doenças Crônicas e no Envelhecimento: 3 créditos (30h)
  • Revisão Sistemática: 2 créditos (30h)

Proficiência em Línguas Estrangeiras

 Os alunos devem comprovar, até o final do curso, proficiência em Língua Inglesa.

Grade de Disciplinas

Inscrição e seleção

Processo Seletivo 2021

Processo Seletivo 2020

Seleção de alunos 2019

Seleção de docentes 2019

  • Edital 01/2019 - edital de abertura do processo seletivo de ingresso de novos docentes para as linhas de pesquisa "Nutrição Clínica e Experimental" e "Alimentos e Nutrição" no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição