Para desenvolver nossa atividade-fim - o ensino, a pesquisa e a extensão -, a gestão da Universidade trabalha com posicionamento estratégico, ações planejadas em objetivos, metas e indicadores, orientados para o cumprimento de sua missão e visão, respeitando seus princípios e valores institucionais. Esse posicionamento é registrado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Planejamento Estratégico da UFCSPA.

O PDI é um importante documento que rege o planejamento estratégico e a direção que a universidade deseja tomar para cada 10 anos. O PDI da UFCSPA é construído coletivamente e representa os anseios de toda a comunidade universitária. É um documento de caráter obrigatório para todas as Instituições de Ensino Superior do país, conforme determina o Decreto n° 5.773/ 2006. No entanto, para a UFCSPA, mais do que um documento obrigatório, o PDI representa um compromisso da Universidade com a sociedade brasileira.

Para a elaboração do atual Plano de Desenvolvimento Institucional da UFCSPA, os públicos de interesse da Universidade - docentes, técnico-administrativos, discentes, terceirizados, parceiros, órgãos governamentais, sociedade em geral - participaram de diferentes atividades durante o ano de 2019 e colaboraram com as equipes da Universidade para pensar os próximos 10 anos da Universidade.

Conheça o PDI UFCSPA aqui: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2020-2029

Em consonância com nosso PDI, o planejamento estratégico da UFCSPA é um processo que se constitui através da colaboração e participação das unidades acadêmicas e de gestão da Universidade, que pauta, a sustentabilidade e o desenvolvimento organizacional, tendo o corpo de servidores e estudantes como principais beneficiários de seus resultados. O que beneficia também a comunidade local e regional.

O planejamento estratégico da UFCSPA é projetado para ser implementado durante quatro anos, mas é anualmente avaliado e replanejado conforme mudanças nos ambientes interno e externo. Para o quadriênio 2017-2021, planejamos o desenvolvimento estratégico da UFCSPA a partir de nove eixos temáticos, onde são propostos 51 objetivos, alcançáveis por meio de 267 ações táticas e operacionais.

Cada objetivo e suas respectivas ações tornam possíveis a manutenção do ensino, da pesquisa e da extensão, através de um processo de gestão baseado em evidências, com participação de docentes, técnico-administrativos, estudantes e comunidade, ou seja, participativa e transparente.

O cumprimento do nosso planejamento é avaliado a partir dos resultados atingidos. Conforme o nível desses resultados, os objetivos podem ser reposicionados, ou ainda acontecer a inclusão ou exclusão de ações. Nosso Planejamento Estratégico pode ser acessado aqui: Plano Estratégico 2017-2020.

Sobre o desenvolvimento dos objetivos e ações, seu andamento pode ser conferido aqui:

A gestão da UFCSPA, a partir do PDI da Universidade e do Planeamento Estratégico, publica anualmente seu Relatório de Gestão. Documento que apresenta o balanço estratégico, tático e operacional das ações desenvolvidas no ano questão. No relatório ainda são expostos os cenários situacionais da UFCSPA frente à realidade dos territórios, além de dados quantitativos sobre investimentos e infraestruturas.

Contribuindo com os dados e informações do Relatório de Gestão, a UFCSPA também publica anualmente seu Catálogo de Indicadores. Documento produzido com o objetivo de fomentar as discussões acerca do desempenho da Universidade na execução de suas ações e consolidar informações e dados estatísticos necessários ao aprimoramento do processo de transparência.

Outros Documentos importantes