NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DO DEBATE ORGANIZADO PELA COMISSÃO DE CONSULTA ENTRE AS CHAPAS INSCRITAS NO PROCESSO DE CONSULTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA COM VISTAS À ELABORAÇÃO DA LISTA TRÍPLICE PARA A NOMEAÇÃO DE REITOR(A) E VICE-REITOR(A) DA UFCSPA PARA O QUADRIÊNIO 2021-2025

A Comissão de Consulta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, constituída nos termos do art. 3º da Resolução Consun UFCSPA nº 28, de 15 de outubro de 2020, designada pela Portaria Reitoria UFCSPA nº 44, de 19 de outubro de 2020,   estabelece as seguintes normas para a realização do debate entre as chapas inscritas no processo de Consulta à Comunidade da UFCSPA: 

 

1. A Comissão de Consulta organizará debate entre as chapas inscritas no processo de Consulta à Comunidade Universitária, em dia e horário a serem estabelecidos em comum acordo entre a Comissão de Consulta e as chapas inscritas, cabendo à Comissão de Consulta a decisão final em caso de não haver consenso. 

1.1 O debate será realizado com a presença de qualquer número de candidatos, não sendo obrigatória a participação.

1.2 O debate ocorrerá de forma remota, utilizando plataforma a ser definida conjuntamente com o NTI/UFCSPA, sendo permitido o acesso à sala virtual apenas aos candidatos, ao mediador, ao moderador, aos representantes da Comissão de Consulta e aos técnicos responsáveis pelo suporte de uso da plataforma. 

1.3 A definição do ambiente da reunião, canais de streaming e dos sorteios, previstos nesta norma, será realizada pela Comissão de Consulta com orientação do NTI/UFCSPA. 

1.4 Cada chapa será responsável pelo seu acesso, configuração do ambiente da reunião e  conexão à internet para o evento. 

 

2. O debate entre as chapas deverá ser pautado pelo respeito, pela ética e decoro, pela tolerância e pela total isonomia entre as chapas, obedecendo os Parâmetros Éticos da Consulta e o Regulamento da Campanha, devendo contribuir para a discussão de propostas para a futura gestão da UFCSPA. 

 

3. O debate será transmitido pelos canais de streaming oficiais da UFCSPA, de acordo com as possibilidades técnicas do NTI/UFCSPA, sendo garantida a participação da Comunidade Universitária, por meio do envio de perguntas em formulário eletrônico na forma especificada no item 7.  

3.1 A Comissão de Consulta poderá promover a gravação do debate para disponibilizá-los à comunidade da UFCSPA até o final do processo de Consulta à Comunidade em canal a ser definido pela Comissão de Consulta e em conformidade com as orientações do NTI/UFCSPA.


 

4. O nome do(a) mediador(a) será indicado pela Comissão de Consulta, podendo este(a) ser ou não integrante da Comissão de Consulta ou da Comunidade Acadêmica.

4.1 Respeitadas as presentes normas, o(a) mediador(a) terá amplos poderes para conduzir os trabalhos, adotando, em cada momento, os encaminhamentos que julgar mais apropriados.

4.2 Os representantes da Comissão de Consulta poderão intervir na condução dos trabalhos, cassar a palavra ou suspender o debate se não for atendido o que está estabelecido no Edital Reitoria Nº 3/2020, nos Parâmetros Éticos da Consulta, no Regulamento da Campanha e nas regras definidas no presente documento, além de fazer outros encaminhamentos que julgarem apropriados.

 

5. O moderador controlará o tempo permitido para perguntas e respostas, sendo todas as intervenções devidamente cronometradas de forma visível aos candidatos e à comunidade no ato da transmissão.

 

6. O debate será dividido em 5 (cinco) blocos, assegurando-se aos candidatos tempos iguais em cada bloco:

I - Bloco I: apresentação inicial das candidaturas, garantindo três minutos para cada chapa inscrita, sendo a ordem de apresentação definida por sorteio; 

II - Bloco II: perguntas gerais do público - as chapas responderão a três perguntas gerais enviadas pelo público por formulário eletrônico na forma especificada no item 7. As perguntas serão definidas por sorteio, que será realizado no início deste bloco. Cada chapa terá três minutos para responder a cada pergunta, iniciando pela chapa que encerrou o bloco anterior; 

III - Bloco III: perguntas entre as chapas - cada chapa terá direito a realizar duas perguntas, sendo permitido até 2 minutos para a pergunta, 3 minutos para a resposta, 1 minuto para a réplica e 1 minuto para a tréplica. A chapa que iniciará a pergunta será a chapa que encerrou o bloco anterior; 

IV - Bloco IV: perguntas do público específicas para as chapas. As chapas responderão a três perguntas enviadas pelo público especificamente para as chapas por meio de formulário eletrônico detalhado no item 7. Cada chapa terá três minutos para responder a cada pergunta, iniciando pela chapa que encerrou o bloco anterior; e 

V - Bloco V: manifestação final - cada chapa terá três minutos para realizar suas considerações finais, iniciando pela chapa que encerrou o bloco anterior. 


 

7. Será disponibilizado à comunidade universitária formulário online criado na plataforma Google Forms para envio de perguntas, onde o usuário poderá escolher se realizará a pergunta para ambas as chapas ou especificamente para uma das chapas.

7.1 Os formulários serão divulgados na página da Comissão de Consulta e os prazos para envio das perguntas serão amplamente divulgados à Comunidade Acadêmica.

7.2 A confidencialidade será garantida e opcional ao usuário. Também é possível a indicação do nome, do segmento (discente, docente ou técnico- administrativo), do curso ou unidade de lotação do(a) interessado(a).

7.3 As perguntas enviadas deverão ser objetivas e concisas e tratar de temas diretamente relacionados à gestão da UFCSPA.

7.4 Perguntas enviadas fora do prazo ou em modo diverso do estabelecido nesta norma, não serão consideradas. 

7.5 A Comissão de Consulta avaliará as questões enviadas e excluirá aquelas repetidas, que sejam ofensivas ou que estejam em desacordo com os Parâmetros Éticos da Consulta.

7.6 Em caso de sorteio de perguntas semelhantes às já respondidas, um novo sorteio deverá ser realizado.

 

8. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Consulta.  

 

9. Estas normas entram em vigor da data de sua publicação na página institucional da Comissão de Consulta. 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Thalisson Silveira da Silva, Coordenador da Comissão de Consulta, em 13/11/2020, às 14:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cleidilene Ramos Magalhães, Coordenador da Comissão de Consulta, em 13/11/2020, às 15:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ariel Castro Bacchieri Farias, Coordenador da Comissão de Consulta, em 13/11/2020, às 15:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufcspa.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1086443 e o código CRC 31D2E53C.