A UFCSPA realiza no sábado, 23 de julho, a primeira edição, promovida pela universidade, do Percurso Territórios Negros em Porto Alegre. A organização e promoção é do Grupo de Estudos Afro-brasileiros (GEAB), em parceria com o Núcleo Cultural. Para participar o público deve fazer sua inscrição gratuita no Sistema Único de Registros (SIUR/UFCSPA), até dia 23 de julho. São oferecidas 30 vagas.

Com três horas de duração, o caminhada histórico-cultural inicia às 10h. O encontro presencial e a saída serão no pátio da UFCSPA e o encerramento ocorre às 13h, na Praça do Tambor. A atividade terá como ministrantes Maurício da Silva Dorneles, licenciado em História e mestre em Educação e Tanise Baptista de Medeiros, historiadora, mestre e doutoranda em Educação.

O intuito da atividade é motivar o reconhecimento da memória, história e arte das populações negras em Porto Alegre, identificando as marcas dos povos oriundos da África na composição social, política, econômica e cultural da cidade. O trajeto oportuniza a visualização de espaços marcantes para os povos afro-brasileiros, refletindo sobre as relações de poder, disputa, branquitude, branqueamento e racismo.

Confira todo o roteiro:

  1. Saída da UFCSPA, na Av. Sarmento Leite, 245
  2. Parque da Redenção
  3. Esquina do Zaire (Esquina democrática)
  4. Mercado Público
  5. Praça da Alfândega
  6. Igreja N. S. das Dores
  7. Encerramento Praça do Tambor, no final da Av. dos Andradas, s/n

Serviço:

  • O quê: Percurso Território Negros em Porto Alegre
  • Quando: sábado, 23/07
  • Inscrições: até 23/07
  • Onde: Centro histórico da Capital
  • Como: Caminhada orientada por ministrantes
  • Horário: Das 10h às 13h