• Alto contraste
Italiano Nuccio Ordine recebe honoris causa
Escrito por Redação Ascom
Seg, 04 de Setembro de 2017 17:44

O Conselho Universitário (Consun) entregou nesta segunda-feira, 4, o título de Professor Honoris Causa ao escritor e professor da Universidade da Calábria Nuccio Ordine. A homenagem, a primeira desse tipo na UFCSPA enquanto universidade, ocorreu em uma sessão extraordinária aberta à comunidade acadêmica. Estiveram presentes na solenidade o reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, e o cônsul geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti.

A professora Ana Boff de Godoy, responsável pela proposta de concessão do título ao professor Nuccio, realizou uma fala recordando o processo de indicação do docente para a concessão do título, que contou com uma comissão formada por ela e os professores da UFRGS, Jane Tutikian e Carlos Bombassaro, para avaliação do mérito. Ana também destacou as realizações do professor italiano e os títulos por ele recebidos. Lembrou da importância do fato de a primeira concessão de honoris causa da UFCSPA ser para um professor da área das Ciências Humanas e de como a integração deste saber é necessária para as áreas da saúde, principal foco de ação da UFCSPA. A reitora Lucia Pellanda também exaltou a importância da contribuição de Nuccio para o saber. Leu alguns trechos das obras de Nuccio e enfocou que suas falas nos estimulam a resistir em um momento difícil para educação no Brasil e no Mundo. Defendeu que "deve-se continuar colocando luz no que está dando certo e a universidade brasileira está dando certo".

Nuccio Ordine se disse muito emocionado em receber o título, lembrou que quando terminou a escola teve que optar entre Medicina e Letras, mas que pelo fato de sua família ser pobre e não poder bancar o estudo dele em outra região, já que na sua não havia cursos de Medicina, ele acabou indo para a Letras. "Para mim, receber este título é como realizar um sonho que nunca consegui concretizar", declarou. Nuccio lembrou que os títulos não pertencem às pessoas, mas ao processo que às levou ao conhecimento. Destacou a importância do professor na formação das pessoas e no quanto as instituições devem ser responsáveis por formar alunos capazes de pensar por conta própria e permitir aos professores que se dediquem a seus alunos. "Os professores devem fazer permanentemente duas coisas: estudar e ensinar".

Após a solenidade, o professor Nuccio seguiu para o II Encontro de Humanidades nas Ciências da Saúde, no qual foi o conferencista de abertura.

Foto: André Nasi

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA - youtube.com/UFCSPA