A retomada das atividades práticas presenciais na UFCSPA ocorrerá mediante algumas estratégias, que devem ser adotadas por todos, de modo a mitigar aglomerações e, assim, evitar casos de infecção que levam ao afastamento do indivíduo de suas atividades. Essas estratégias compõem o Programa de Retomada Presencial Progressivo discutido pelo CONSUN e CONSEPE, e seguem as orientações do COE. Tais orientações são baseadas no monitoramento diário do sistema estadual vigente de distanciamento, da curva epidemiológica da região metropolitana de Porto Alegre (também pelo painel estadual do coronavírus), do surgimento de variantes mais transmissíveis/letais e das hospitalizações em leitos hospitalares e ocupação em UTIs. Também são observadas as medidas de contenção, com especial atenção ao município de Porto Alegre, para analisar o reflexo sobre as atividades acadêmicas.

É de suma importância que toda a comunidade interna da UFCSPA esteja ciente, consciente e bem engajada nas ações e rotinas para mitigação de aglomeração e de disseminação da COVID-19. A proteção ao vírus depende do esforço e comprometimento de todos. Conforme é possível visualizar na imagem acima, o Programa de Retorno Presencial Progressivo da UFCSPA prevê estratégias que iniciaram na Fase 0, e seguem até a Fase 5. Nas duas primeiras, a manutenção das atividades de ensino teórico acontece na modalidade de Educação à Distância Emergencial (EaD-Em), bem como a manutenção do trabalho dos servidores, que não sendo necessário a presencialidade, deve acontecer remotamente.

Hoje, a Universidade encontra-se na Fase 4, saiba mais clicando aqui.

Outras informações

As disciplinas pertencentes a cada prioridade, são definidas em conjunto com as Coordenações de Curso, a partir da disponibilidade e segurança dos espaços físicos da Universidade.

É importante destacar que, a evolução para uma nova fase, será determinada pela Reitoria, com base na assessoria do COE-UFCSPA, e orientada pelos indicadores epidemiológicos e assistenciais de Porto Alegre e região metropolitana, bem como pelo grau de adesão da comunidade da universidade às medidas comportamentais e ausência de surtos, comunicados no portal institucional da Universidade. Em caso de recrudescimento da pandemia, as atividades presenciais poderão ser suspensas.

Todas as atividades acadêmicas e administrativas que puderem continuar em caráter remoto permanecerão em modo não-presencial, assim como também será mantido o regime de Educação a Distância Emergencial.

Os membros da comunidade universitária que retornarem às atividades presenciais, devem assinar o termo de responsabilidade e comprovar a participação no curso de biossegurança ofertado pela instituição. Estes encaminhamentos devem ser realizados via processo no Sistema Eletrônico de Informações:

O avançar de cada Fase, bem como a liberação de novas atividades presenciais, serão sempre comunicadas aos discentes com 15 dias de antecedência.

Linhas do Tempo do combate ao novo coronavírus

Confira abaixo, as Linhas do Tempo referentes à organização da Universidade no contexto da pandemia do novo coronavírus, e as estratégias para o seu enfrentamento de março a dezembro de 2020 e de janeiro a setembro de 2021:

Acompanhe o envolvimento da UFCSPA no enfretamento à Covid-19 e o desenvolvimento do Programa de Retomada Presencial Progressivo das Atividades Práticas Presenciais na Universidade aqui.