Informações para profissionais de saúde

Prof Airton Stein
Departamento de Saúde Coletiva da UFCSPA

Resumo elaborado por Otto Henrique Nienov
Graduando em Gestão em Saúde na UFCSPA, Biomédico pela Universidade Feevale, tecnólogo em Toxicologia Analítica pela UFCSPA e mestre e doutor em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia pela UFRGS.

Obra da editora SAGAH. Professora Liane Rotta atuou como revisora técnica na produção do material.

O arquivo reúne uma série de manuais, artigos científicos e orientações de sociedades reconhecidas na área da saúde, sobre o COVID-19. O objetivo deste material é possibilitar a  consulta pelos profissionais da saúde, docentes e discentes dos diferentes cursos, visando orientá-los na elaboração de outros materiais, ou mesmo para esclarecimento de dúvidas.

Conforme o documento:

1. Pacientes com COVID-19 podem apresentar sintomas oculares, tais como olho vermelho, lacrimejamento, quemose e secreção. Mas
  2. Ao exame ocular, os achados são compatíveis com uma conjuntivite folicular  e é indistinguível de outras formas de conjuntivite viral.
  3. Pacientes que se apresentam com conjuntivite viral e que também tenham febre e/ou sintomas respiratórios podem representar um caso de COVID-19, especialmente se tiverem tido contato próximo com caso suspeito ou confirmado de COVID-19, tiverem viajado recentemente para locais com surtos epidêmicos ou residirem em locais onde haja transmissão comunitária do vírus.
  4. Já existe a descrição de alguns casos de COVID-19 em que as manifestações oculares surgiram antes dos demais sintomas da doença.
  5. Estudos recentes mostram algumas discrepâncias. A presença do RNA do SARS-CoV-2 na lágrima de alguns pacientes com sintomas oculares, mas não conseguiu isolar o virus. Outro estudo sugere que o risco de transmissão via lágrima seja muito baixo. Assim este tópico precisa de confirmação por estudos adicionais.
  6. Sabe-se que o contágio pode ocorrer pelo contato de aerossóis, ou da mão com a superfície ocular, sendo fortemente recomendado o uso de óculos de proteção e faceshields durante o atendimento de casos suspeitos, bem como dos demais EPIs (máscara, luvas, avental, touca), além de evitar tocar no rosto e realizar a higiene frequente das mãos.

O Grupo de Trabalho Nursing Now Enfermagem UFCSPA, composto por docentes do Departamento de Enfermagem e alunas do curso, produziu um Manual de Perguntas e Respostas Sobre a COVID-19. O manual é destinado aos estudantes e profissionais da saúde e, por meio de perguntas e respostas, proporciona a consulta rápida a orientações para a realização da assistência em saúde de forma qualificada e segura.

O livreto reúne diversas informações de protocolos do Ministério da Saúde. O objetivo desse compilado foi facilitar o acesso a informação, sumarizar, organizar o pensamento e orientar o estudo. O material foi revisado pelo professor orientador da Liga, Jorge Amilton Hoher.

O professor Ygor Ferrão, de forma conjunta com os residentes (R3) de Psiquiatria da UFCSPA/HMIPV, realizou uma tradução livre, sem fins lucrativos e adaptada do Livro Psychiatry in Pandemics.