Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) na modalidade mestrado profissional tem como objetivo qualificar os profissionais enfermeiros para a oferta e gestão do cuidado nos diferentes níveis de atenção em saúde, por meio da produção de conhecimento, tecnologias e práticas inovadoras em consonância com as demandas sociais e dos serviços. Além disso, objetiva-se a capacitação de profissionais para a implementação do conhecimento atualizado e da metodologia científica para propor intervenções que atendam às necessidades ou problemas da prática profissional.

Visão

O PPGENF visa o desenvolvimento de estudos e pesquisas que colaborem na qualificação das ações de enfermeiros para o desenvolvimento de práticas inovadoras nos serviços de saúde e que contribuam para o fortalecimento das ações de saúde.

Histórico

A criação do Programa de Pós Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional foi pensada como forma de ampliar o desenvolvimento das pesquisas científicas do curso de enfermagem da UFCSPA e para contribuir com a formação de profissionais enfermeiros. Neste sentido, um grupo de professores do curso de enfermagem, com o apoio da Pró-Reitoria de Pós Graduação, iniciou a construção de um programa de pós-graduação Stricto Sensu, no ano de 2014. Neste mesmo ano, foi cadastrado no CNPq e certificado pela Universidade o Grupo de Estudo e Pesquisa da Práxis da Enfermagem (GEPPEN), que possui a participação de professores, alunos e egressos do curso de Enfermagem da UFCSPA e enfermeiros com atuação em serviços de saúde.

O corpo docente do curso de enfermagem vem ampliando suas atividades de forma a consolidar a parceria ensino-serviço com instituições conveniadas, onde são realizadas atividades de estágios e práticas curriculares, de pesquisa ou de extensão. Professores e alunos estão envolvidos em tais atividades, por meio de projetos de pesquisa decorrentes de Programas de Iniciação à Docência, Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), Residência Multiprofissional Integrada em Saúde e Programas de Extensão junto às instituições parceiras com objetivo de qualificar e fortalecer a assistência de Enfermagem, utilizando-se diferentes estratégias.

Perfil do Aluno

Pretende-se contribuir para a formação de enfermeiros motivados a construir novos conhecimentos para implementar práticas voltadas à inovação e qualificação do cuidado e da gestão em saúde, em consonância com os princípios e políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Um enfermeiro capaz de investir no seu conhecimento, com atitude empreendedora, atuação interdisciplinar e que seja criativo na resolução de problemas, capaz de articular as exigências das Políticas Públicas de Saúde e os interesses da instituição e equipe para elaborar projetos coerentes e adequados à realidade. A partir do compromisso do curso e do profissional com o SUS espera-se promover a articulação entre os saberes acadêmicos e profissional para a qualificação das práticas de saúde aos usuários, tanto em nível individual como coletivo.

Arquivos

Infraestrutura de apoio

O PPGENF dispõe de infraestrutura de secretaria, salas para docentes e alunos, laboratórios de pesquisa, biblioteca e infraestrutura de informática.

Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Enfermagem

Práticas inovadoras e tecnologias de enfermagem na atenção à saúde

Propõe-se a instrumentalizar o processo de cuidar, considerando seus aspectos históricos, contemporâneos e éticos. Abrange o desenvolvimento, a utilização e/ou inovação de recursos tecnológicos e modelos do processo de cuidar nas diferentes etapas do ciclo vital.

Áreas temáticas: Processo de enfermagem, segurança do paciente, protocolos de cuidado, intervenção/inovação em serviço e educação permanente.

Redes de atenção à saúde e gestão do cuidado de enfermagem

Abrange intervenções para fortalecimento das redes, atenção no contexto do Sistema Único de Saúde, das políticas públicas e da gestão do cuidado de enfermagem nos diferentes cenários de prática. Engloba intervenções para o fortalecimento de processos organizacionais e avaliação das tecnologias em saúde.

Áreas temáticas: Redes de atenção em saúde, gestão de pessoas, processos organizacionais, sistemas de informação e indicadores, atenção psicossocial, promoção da saúde, saúde do trabalhador, avaliação de tecnologias em saúde.

Matriz Curricular

Atividades Obrigatórias

Disciplina CH CR
 Métodos de Pesquisa 30 2

Seminários de projetos

30

2

Trabalho de Conclusão do Curso 90 6

Atividades Eletivas

Disciplina CH CR
Avaliação das tecnologias em saúde 30 2
Redação científica e técnica 30 2
Produtos em Enfermagem 30 2
Aspectos contemporâneos do cuidado de enfermagem (L1) 30 2
Sistemas de informação em saúde pública (L2) 30 2
Projeto aplicado 30 2
Revisões científicas em enfermagem 30 2
Saúde digital 30 2
Inovação e empreendedorismo na enfermagem (L1) 30 2
Políticas públicas e gestão dos serviços de saúde e enfermagem (L2) 30 2
Tópicos Especiais 15-45 1-3
Atividades Complementares 15-45 1-3

 

 

Eventos e Bancas de Defesa

A agenda de qualificações e defesas está disponível em: https://www.facebook.com/ppgenfermagem/

Horários das Disciplinas

Inscrição e Seleção