• Duração (carga horária total): 4.805 horas
  • Modalidade: bacharelado
  • Integralização: mínima: 05 anos; máxima: 09 anos
  • Regime: seriado anual
  • Turno: noturno (os cursos noturnos poderão incluir atividades diurnas, inclusive aos sábados)
  • Número de vagas: 40 (quarenta)
  • Autorização: Portaria Sesu 963 de 23/11/2007

Coordenação

  • Luciana Suarez Grzybowski (coordenadora)
  • Mayte Raya Amazarray (vice-coordenadora)
  • (51) 3303.8839 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Apresentação

O Curso de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA oferece formação no perfil profissional de psicólogo generalista, crítico-reflexivo, comprometido com os princípios éticos e com competência para avaliar e intervir em situações e contextos específicos para promoção da qualidade de vida e saúde integral.

O Curso de Psicologia da UFCSPA oferece formação no perfil profissional de psicólogo generalista. O psicólogo graduado pela UFCSPA deverá ser comprometido com a integralidade, a universalidade, a busca de equidade e a incorporação de novas tecnologias, saberes e práticas em processos saúde/doença. Desenvolverá capacidades que o preparem para avaliar e intervir em situações e contextos específicos, considerando as condições conjunturais envolvidas e suas implicações culturais, econômicas e sociais, promovendo a qualidade de vida e a saúde integral. Além disso, deverá apresentar conhecimento sólido, fortemente embasado em princípios éticos e científicos, demonstrando habilidades específicas para um conjunto variado de intervenções psicológicas em diferentes contextos, identificando necessidades e realizando intervenções sobre o processo saúde/doença.

Organização Curricular

O Curso de Psicologia está dividido em duas grandes partes: Núcleo Comum e Ênfases Curriculares. O Núcleo Comum prevê o desenvolvimento de competências e habilidades básicas para a compreensão e aplicação dos eixos estruturantes que dão sustentação à concepção do Curso, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de graduação em Psicologia. Os alunos têm acesso às ênfases curriculares quando integralizam os créditos pertencentes ao Núcleo Comum, exceção feita aos créditos de atividades complementares, que poderão ser cumpridos até o final do Curso. 

A duração do Curso é de cinco anos, com matrículas anuais. O Curso concentra-se no turno noturno, e o currículo é integrado por disciplinas obrigatórias com seriação estabelecida, pelos Estágios Básicos e Profissionalizantes, e por disciplinas eletivas e optativas. 

São ofertadas três ênfases curriculares, que permitem a realização de percursos diferenciados aos seus alunos: a) Psicologia e Processos Clínicos; b) Psicologia e Processos Psicossociais; e c) Psicologia e Processos de Avaliação Psicológica. 

A ênfase em Psicologia e Processos Clínicos envolve a concentração em habilidades e competências referentes à avaliação, diagnóstico, planejamento e intervenção em contextos clínicos, com distintas populações-alvo e abordagens teórica.

A ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais abrange a concentração em habilidades e competências referentes à análise, diagnóstico, planejamento e intervenção em processos psicossociais, junto a organizações, comunidades e instituições.

A ênfase em Psicologia e Processos de Avaliação Psicológica implica a concentração em habilidades e competências referentes ao uso e ao desenvolvimento de diferentes estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação psicológica em diversos domínios e níveis de ação profissional.

Cada série do Curso está contemplada pelos diferentes eixos estruturantes, fazendo com que o aluno desenvolva as diferentes habilidades necessárias ao longo de sua formação.

Perfil do aluno

O Curso de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA oferece formação no perfil profissional de psicólogo generalista, crítico-reflexivo, comprometido com os princípios éticos e com competência para avaliar e intervir em situações e contextos específicos para promoção da qualidade de vida e saúde integral.