Comunidade Acadêmica

  • O que é Avaliação Institucional? É o processo que visa diagnosticar potencialidades e fragilidades das Instituições de Educação Superior (IES), a partir da percepção da comunidade interna das dez dimensões avaliativas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) - Lei 10.861/2004.
  • Como está organizada a Avaliação Institucional na UFCSPA? A avaliação institucional na UFCSPA está baseada na Lei do SINAES e nos documentos institucionais como Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Toda a organização, incluindo metodologia e cronograma das ações, pode ser conferida no Plano Avaliação Institucional disponível na página da Avaliação Institucional no site da UFCSPA.
  • Onde é realizada a Avaliação Institucional na UFCSPA? As Avaliações Institucionais na UFCSPA são realizadas no Sistema de Avaliação Institucional <https://cpa.ufcspa.edu.br>. Para acessar, o usuário deve informar login e senha institucionais (usuário e senha da UFCSPA, o mesmo utilizado para acessar e-mail e Moodle).
  • A Avaliação Institucional na UFCSPA é anônima? Sim, é anônima. Embora o respondente realize login no sistema, a avaliação respondida não fica vinculada ao usuário.
  • Não consigo realizar acesso ao Sistema de Avaliação Institucional da UFCSPA. O que faço? Para acessar o Sistema de Avaliação Institucional deve-se utilizar o usuário acadêmico (usuário e senha da UFCSPA, o mesmo utilizado para acessar e-mail e Moodle). Caso não seja possível acessar, recomendamos a abertura de um chamado pelo Sistema de Pedidos Internos (PI) <https://pi.ufcspa.edu.br>, relatando detalhadamente o ocorrido.
  • Por que a Avaliação Didático-Pedagógica é importante? A avaliação didático-pedagógica é uma das dimensões avaliadas pelas Comissões de Avaliação Externa in loco do MEC. Os resultados da avaliação fazem parte da composição da nota das instituições e dos cursos de graduação, constituindo referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior, neles compreendidos o credenciamento e recredenciamento de IES, bem como a autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. É realizado a partir das percepções da comunidade interna. Possibilita aos Departamentos Acadêmicos e Coordenações de Curso diagnosticar potencialidades e fragilidades do processo educativo na UFCSPA, com vistas a qualificar a tomada de decisão.
  • Quais os benefícios da Avaliação Didático-Pedagógica na UFCSPA? 
    • É o espaço oficial para registro das opiniões e percepções em relação às questões didático-pedagógicas referentes à disciplinas e professores.
    • Valoriza as experiências nos espaços de aprendizagem.
    • Possibilita que Coordenações de Cursos e Departamentos Acadêmicos identifiquem as potencialidades e as fragilidades do processo educativo na UFCSPA.
    • Subsidia melhorias no ensino e nos espaços de aprendizagem.
    • Desenvolve uma cultura de avaliação que possibilita a reflexão crítica e o compromisso sobre o processo educativo na universidade.
    • Fortalece relações colaborativas e cooperativas entre os atores institucionais.
  • Quem avalia os resultados obtidos na Avaliação Didático-Pedagógica na UFCSPA? 
    • Os dados relativos à avaliação das disciplinas são coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e podem ser acessados pelas Coordenações de Curso no Sistema de Avaliação Institucional. As Coordenações de Curso deverão analisar os resultados em conjunto com os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) a fim de estabelecer, quando necessário, planos de qualificação das atividades de ensino junto ao docente responsável.
    • Os dados relativos à avaliação dos professores  são coletados pela CPA e podem ser acessados pelas Chefias de Departamentos Acadêmicos que, junto ao docente, deverão analisá-los para estabelecer, quando necessário, planos de qualificação das atividades de ensino.
  • É possível a reabertura de algum instrumento de avaliação após o fim do prazo estabelecido para coleta de respostas? Não é possível realizar a reabertura de instrumento de avaliação após o fim do prazo para respostas, uma vez que a CPA inicia os trâmites de consolidação de dados imediatamente após o término do período de coleta.
  • O que faço se encontrar disciplinas que não estava matriculado/não ministrei entre as disciplinas para serem avaliadas? O Sistema de Avaliação Institucional depende da atualização do Sistema Acadêmico. A CPA, sempre antes de cada abertura do período de avaliação didático-pedagógica, solicita ao NTI a migração da base de dados do Sistema Acadêmico para o de Avaliação Institucional. Logo, se o DERCA/Coordenação do Curso a qual a disciplina está vinculada não tenha realizado matrícula/cadastro no Sistema Acadêmico adequadamente (informando código e nome da disciplina, professores ministrantes, etc), o Sistema de Avaliação Institucional não terá essas informações. Portanto, a CPA necessita que DERCA/Coordenações de Curso mantenham as informações no Sistema Acadêmico atualizadas para que situações como essa não ocorram. Para ter certeza se isso é um problema originado no DERCA/Coordenação do Curso ou no Sistema de Avaliação Institucional, recomendamos a abertura de um chamado pelo Sistema de Pedidos Internos (PI) <https://pi.ufcspa.edu.br>, relatando detalhadamente o ocorrido. Caso tenha sido um problema originado no DERCA/Coordenação do Curso, a CPA não poderá corrigir, pois isso afetará toda a base de dados da avaliação corrente. Neste caso, é importante fazer o contato com o setor solicitando a correção para o próximo semestre.
  • É realizada avaliação de disciplinas na Pós-Graduação? Não, a CPA e a PROPPG optaram por não avaliar disciplinas e sim o Programa de Pós-Graduação. Logo, o aluno da pós-graduação avalia o Programa como um todo e não as disciplinas individualmente.

 Professores

  • Como faço para acessar os relatórios de avaliação didático-pedagógica? O professor pode acessar suas avaliações didático-pedagógicas realizando o acesso no Sistema de Avaliação Institucional informando login e senha institucionais. No Sistema, o professor deve acessar “Avaliação Individual” e selecionar, entre as opções disponíveis, Período Letivo, Avaliação, Curso e Disciplina, clicando em “Pesquisar” ao final da seleção.
  • O que faço se nenhum aluno respondeu a avaliação didático-pedagógica? Caso não tenha ocorrido adesão à avaliação na referida disciplina por parte dos alunos, o sistema emitirá um "Atestado de Não Adesão a Avaliação Didático-Pedagógica" indicando tal situação.
  • O que faço se não encontrar meus relatórios de avaliação didático-pedagógicas no sistema? O Sistema de Avaliação Institucional depende da atualização do Sistema Acadêmico. A CPA, sempre antes de cada abertura do período de avaliação didático-pedagógica, solicita ao NTI a migração da base de dados do Sistema Acadêmico para o de Avaliação Institucional. Logo, se a Coordenação do Curso a qual a disciplina está vinculada não tenha realizado o cadastro no Sistema Acadêmico adequadamente (informando código e nome da disciplina, professores ministrantes, etc), o Sistema de Avaliação Institucional não terá essas informações. Portanto, a CPA necessita que as Coordenações de Curso mantenham as informações no Sistema Acadêmico atualizadas para que situações como essa não ocorram. Para ter certeza se isso é um problema originado na Coordenação do Curso ou no Sistema de Avaliação Institucional, recomendamos a abertura de um chamado pelo Sistema de Pedidos Internos (PI) <https://pi.ufcspa.edu.br>, relatando detalhadamente o ocorrido. Caso tenha sido um problema originado na Coordenação do Curso, a CPA não poderá corrigir, pois isso afetará toda a base de dados da avaliação corrente. Neste caso, é importante fazer o contato com a Coordenação do Curso solicitando a correção para o próximo semestre.
  • A CPA emite relatórios de avaliações didático-pedagógicas anteriores ao período de 2018? A CPA não emite resultados de avaliações didático-pedagógicas anteriores ao ano de 2018. Os resultados das avaliações estão disponíveis a partir do ano de 2018, uma vez que o sistema informatizado anterior não gerava relatórios individualizados. Salienta-se que antes de 2018, as avaliações eram realizadas por amostragem de cursos e não havia a sistemática do professor ser avaliado pelos alunos em todas as disciplinas ministradas em todos os semestres.