A fotografia como extensão do olhar e o registro de memórias são temas das mostras

O Núcleo Cultural da UFCSPA está com duas exposições virtuais abertas à participação de fotógrafos profissionais e amadores. As mostras “Na minha janela, o mundo” e “Memórias de lá, um dia, alguém” abrem espaço para expressão neste momento de distanciamento social e pandemia.

Nesta semana está sendo comemorado o Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, data de invenção do daguerreótipo (Louis Daguerre), um antepassado histórico das máquinas digitais, divulgado pela Academia Francesa de Ciências em 1839. Quase dois séculos se passaram e a fotografia se popularizou e sofreu inúmeras mudanças, mas continua sendo uma forma de expressão de olhares, realidades, artes, alegrias e sofrimentos, amplificados em uma situação inédita de quarentena global, com impactos sociais, econômicos e psicológicos sobre todos. Neste sentido e com este enquadramento, o Núcleo Cultural convida artífices da imagem a participarem das exposições virtuais, promovidas pelo Núcleo Cultural da UFCSPA, como parte do projeto "Conexão Cultura UFCSPA".

Conheça os temas:

"Na minha janela, o mundo" propõe instigar as pessoas a olharem para fora e refletirem sobre o que veem emoldurado pelas suas janelas, sobre o papel do ambiente externo no contexto do distanciamento social.

Para participar, envie uma foto para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., incluindo:

  • Sobre você: nome e relação com a UFCSPA ou ocupação;
  • Sobre a foto: cidade, título, breve descrição; e também, se quiser, equipamento, filtros ou edições.

"Memórias de lá, um dia, alguém" propõe que se observem os objetos de casa a partir das histórias e lembranças guardadas por eles: de pessoas importantes, momentos passados e lugares conhecidos.

Para participar, envie uma foto para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., incluindo:

  • Sobre você: nome e relação com a UFCSPA ou ocupação;
  • Sobre a foto: cidade, título, breve descrição; e também, se quiser, equipamento, filtros ou edições. Cuide para não fotografar pessoas, e sim coisas que as representam.