Ao longo do tempo, artistas de diferentes períodos e contextos sociais, expressaram através de seu trabalho as violências físicas, sexuais e psicológicas sofridas pelas mulheres. O seminário “Arte e denúncias de violências contra a mulher” irá debater a violência de gênero, a partir de exemplos da história da arte. Ministrado pela jornalista e historiadora da arte Rosane Vargas, o evento ocorre na quinta-feira, 21 de outubro, das 19h às 21h, pela plataforma Google Meet. A inscrição gratuita é feita pelo SIUR. Será debatida a discriminação sexual, por meio da visão de artistas que produziram formas diferenciadas de conhecimento e de reflexão sobre o tema.

Rosane Teixeira de Vargas é doutoranda e mestra em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica de Artes. Tem focado suas pesquisas em arte e gênero, arte e feminismo e historiografia da arte. Integra o coletivo 3 em Arte, que debate arte e cultura e suas relações com questões como política, gênero e raça.

O seminário foi uma das propostas inscritas no Núcleo Cultural da UFCSPA, dentro do projeto Conexão Cultura: um espaço de manifestação cultural em rede.