Porto Alegre, 01 de junho de 2021.

Portaria n° 81/2021/Reitoria, que estabelece procedimentos e rotinas nas atividades acadêmicas e administrativas para as condições de emergência de saúde pública relacionadas à COVID-19, traz a descrição da manutenção de atividades de pesquisa considerando como possíveis, mediante liberação do CTBio e PROPPG, o retorno das seguintes atividades de pesquisa:

  • Com foco na COVID-19.
  • Pesquisas prioritárias:
    1. projetos de teses e dissertações que têm prazo até junho de 2022, considerando as sugestões de extensão de prazos previstas no OFÍCIO Nº 79/2021/PROPPG;
    2. projetos de pesquisa que tem fomento e precisarão apresentar resultados até dezembro de 2021;
    3. outras pesquisas mediante justificativa do pesquisador.

O retorno às atividades que se enquadram nestas categorias está autorizado APENAS para os pesquisadores. Pesquisas que envolvam o trânsito de sujeitos/pacientes nas dependências da UFCSPA, mesmo que se enquadrem nas categorias listadas acima, seguem com restrição.

Ressalta-se que, para eventuais exceções, a CTBio poderá avaliar solicitações para projetos que não se enquadram nos critérios acima. Neste caso, para a aprovação em caráter de JUSTIFICATIVA, é necessário que o pedido seja pautado em evidências que justifiquem o trânsito de pessoas na universidade, neste momento de excepcionalidade em função da pandemia"

Esta determinação poderá ser revista a qualquer tempo, com a melhoria das condições epidemiológicas.