Foi publicado no site da UFCSPA, nesta quinta-feira, 03, o Relatório de Gestão 2019. O documento reúne dados sobre a instituição, sob os aspectos de: Visão Geral Organizacional e Ambiente Externo, Planejamento Estratégico e Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos/ Resultados da Gestão, e Resultados e Desempenho da Gestão. O documento é uma exigência do Tribunal de Contas da União e foi apresentado ao Conselho Universitário em agosto de 2020.

O relatório destaca, em sua parte inicial, a importância do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (2020-2029), desenvolvido através de diálogo com toda a comunidade acadêmica, e que será o norteador das estratégias da universidade no período. "O documento representa um compromisso da universidade com a sociedade brasileira, e representa, nesse contexto, um instrumento para o crescimento qualitativo da UFCSPA, de forma a contribuir para atingir um impacto social cada vez maior e nortear os rumos da instituição, servindo de documento basilar para o planejamento da atual gestão e futuras", destaca o texto da página 22. Outro item citado no documento como base para as ações de desenvolvimento da UFCSPA é o Planejamento Estratégico da Gestão (2017-2021), que conta com 51 objetivos, distribuídos em nove eixos temáticos que envolvem todas as áreas de atuação da instituição.

O documento traz ainda ações para prevenção de riscos e de integridade, objetivos alcançados em 2019 nas áreas de graduação, pesquisa e pós-graduação, extensão e assistência estudantil, internacionalização, gestão e execução orçamentária, gestão de pessoas, gestão de tecnologia da informação, informações orçamentárias, financeiras e contábeis, entre outros. O Relatório de Gestão conta com um prefácio da reitora Lucia Pellanda, que realiza um breve resumo sobre o documento e  aponta a importância de se projetar o futuro: "A excelência está e sempre estará no DNA da UFCSPA, mas é necessário avançar, nos próximos dez anos, na construção da identidade da universidade como referência também em valorização das pessoas que  construíram e constroem cotidianamente essa excelência".

O documento foi organizado pela pró-reitora de Planejamento, Alessandra Dahmer, e pela coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Evelise de Fraga de Souza Santos. A editoração foi realizada pela Assessoria de Comunicação Social.

A íntegra do documento pode ser acessada neste link. Saiba mais sobre as estratégias de gestão nesta página.