• Alto contraste
Nota à comunidade
Escrito por A pedido
Sex, 03 de Maio de 2019 17:46

Informamos à nossa comunidade interna que foi constatado, em nosso sistema, o bloqueio de recursos correspondente a 30% do orçamento de custeio e 65% do orçamento de capital da universidade. O orçamento de custeio está relacionado a serviços necessários para o funcionamento da UFCSPA, como luz, água, telefone, entre outras necessidades, e o orçamento de capital contempla itens como equipamentos de laboratórios e livros.

Nos últimos meses, a universidade vem implementando uma série de medidas de eficiência administrativa e racionalização de custos considerando as reduções orçamentárias impostas anteriormente pelo MEC. O bloqueio do orçamento anunciado nesta semana vem se somar a essas reduções, o que provoca uma situação crítica em relação à manutenção adequada dos principais serviços que mantém a universidade em pleno funcionamento.

A UFCSPA é uma instituição federal que tem nota máxima pela avaliação do MEC, e além de formar profissionais qualificados, também realiza pesquisa, extensão e inovação, contribuindo para o desenvolvimento do país. Sendo a única universidade especializada em saúde, tem forte atuação na qualificação da saúde na cidade de Porto Alegre em diversos campos de prática.

Durante a próxima semana, haverá uma atividade para a comunidade universitária para detalhamento sobre como a crise afeta a UFCSPA, a ser divulgada oportunamente.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-8700