Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Agenda Cultural traz curso sobre clássicos do cinema francês e italiano
Escrito por Núcleo Cultural   
Qua, 13 de Março de 2019 12:44

 

O curso de extensão “Clássicos do cinema francês e italiano: das origens aos anos 60” é uma das novidades da Agenda Cultural neste semestre. O curso será ministrado semanalmente, sempre às segundas-feiras das 15h às 18h, no Anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, no 2º andar do prédio 3 da UFCSPA. Os ministrantes são a professora de Língua e Cultura Italiana Ana Boff Godoy e o professor de Língua e Cultura Francesa Rodrigo de Lemos. As inscrições são feitas online pelo SiEx ou no local no primeiro dia do curso. Quem não tiver interesse em receber o certificado poderá assistir ao curso sem fazer a inscrição, desde que haja assentos disponíveis. 

Nos dois primeiros dias do curso os ministrantes farão uma contextualização sobre a história e a teoria do cinema. Depois o formato do curso sempre incluirá a exibição de um clássico, seguido de uma palestra-discussão sobre o longa-metragem apresentado. O curso introduzirá  os participantes às culturas francesa e italiana por meio de clássicos do cinema, por meio da análise fílmica formal e discursiva que ponha em relevo temas como história, arte, literatura, política e sociedade. 

Possibilitará ao participante conhecer a história do cinema francês e italiano, dos principais movimentos cinematográficos e dos seus principais expoentes; reconhecer os períodos históricos e os movimentos artísticos aos quais se filiam os filmes apresentados; apreender conceitos gerais sobre a história do cinema; tomar conhecimento de aspectos centrais da história e da cultura das culturas-alvo; tomar conhecimento de conceitos básicos utilizados no cinema; tecer relações entre as culturas-alvo e sua cultura de origem; explorar a dimensão intercultural e linguística das materialidades apresentadas. A atividade será realizada durante dois semestres. Até julho serão exibidos 13 filmes imperdíveis. 

Conheça os ministrantes do curso:

Ana Boff de Godoy é professora Adjunta do Departamento de Educação e Humanidades (DEH) da UFCSPA. Licenciada, mestre e doutora em Letras pela UFRGS. Leciona língua e cultura Italiana e pesquisa sobre a constituição do sujeito a partir da interface com a saúde mental e com as manifestações culturais em distintas materialidades (sobretudo cinema e literatura) com base na Análise do Discurso francesa.

Rodrigo de Lemos é professor adjunto do Departamento de Educação e Humanidades (DEH)  da UFCSPA, na área de francês. Possui doutorado em Letras pela UFRGS. Tem como interesses de pesquisa: a poesia, a mitologia, a literatura antiga, a literatura francesa, a literatura dos séculos XIX e XX, a Renascença e a tradução. Contribui regularmente em veículos de imprensa regionais e nacionais.

 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA - youtube.com/UFCSPA



© 2009-2019 UFCSPA