• Alto contraste
  • Colorido
UFCSPA recebe visita do primeiro técnico da instituição
Escrito por Redação Ascom
Sex, 21 de Dezembro de 2018 14:15

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre recebeu na última terça-feira, 18, a visita de um dos ilustres representantes de sua história. O primeiro empregado a ingressar no quadro da então Faculdade Católica de Medicina, Dino Cardoso Guedes, em 1961, caminhou pelas instalações do campus acompanhado pela neta e estagiária de relações públicas da universidade, Júlia Daudt. Na ocasião, Guedes teve a oportunidade de lembrar a época de origem da instituição e os personagens que fizeram a história da faculdade de medicina.

"Naquele tempo, quando fui assinar o contrato, eu não sabia no que iria trabalhar", comenta o senhor de 89 anos. Sua primeira tarefa no laboratório de anatomia, lembra, foi "limpar dois sacos de ossos". Guedes lembra de toda a época como um período de grande aprendizado. "Prestava atenção nas aulas dos professores para aprender os nomes das ferramentas e das peças anatômicas", rememora. Entre os profissionais médicos com quem atuou no início dos anos 1960, cita os nomes de Heitor Masson Cirne Lima e José Luiz Alimena.

Na visita à universidade, o ex-funcionário conheceu o atual técnico do laboratório de anatomia, Édson Gonçalves da Silva, e a pró-reitora de Gestão com Pessoas, Ana Cláudia Souza Vazquez (fotos). O contato com o panorama bastante diferente do campus, em comparação com o prédio único da antiga faculdade católica, chamou a atenção. "Está muito mudado, não tem nem comparação. Muito lindo, limpo e organizado", afirmou. O perfil dos estudantes também saltou aos olhos: "naquela época eram duas ou três mulheres por turma, hoje é muito diferente".

Ao encerrar o passeio pela instituição, o sentimento foi de um presente: Dino comemora aniversário justamente na data de 18 de dezembro. Acompanhado da neta Júlia, deixou a promessa no ar: "Gostaria de voltar para fazer uma nova visita e conhecer a reitora".

Créditos das fotos: Arquivo Pessoal Júlia Daudt e Ana Vasquez

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA - youtube.com/UFCSPA