• Alto contraste
  • Colorido
"Saiba Mais" traz novidades sobre novos espaços da instituição
Escrito por Redação Ascom
Sex, 10 de Agosto de 2018 13:46

A edição do "Saiba Mais" ocorrida nesta quinta-feira, 9, trouxe diversas novidades para a comunidade universitária em relação à expansão dos espaços de atuação da UFCSPA. Na ocasião, a reitora Lucia Pellanda apresentou as tratativas mais recentes da gestão visando à ocupação de servidores e estudantes em outros endereços do Centro Histórico de Porto Alegre.

Ao contextualizar o trabalho desempenhado pela Comissão de Espaço Físico, que desde 2017 atua para reorganizar e liberar novos espaços para o trabalho de professores e técnico-administrativos, além de disponibilizar ambientes adequados para atividades acadêmicas, a reitora salientou que o trabalho da gestão vem sendo feito com foco na resolução de diversas carências da comunidade universitária.

Uma das opções de espaço colocadas para avaliação do Conselho Universitário, apresentou Lucia, foi o imóvel do Ministério Público do Trabalho, colocado à disposição pela Secretaria de Patrimônio da União. O prédio está localizado na rua 7 de Setembro, 1133, no centro da cidade. "Seria possível encaminhar para o novo local o arquivo da universidade, atualmente alugado, setores administrativos, laboratórios de estudo, espaços de projetos de extensão, entre outros", enumerou. A ideia da gestão, segundo a reitora, é liberar espaços no campus central da UFCSPA para a instalação de mais salas de aula e novos laboratórios, demandas antigas da comunidade.

Outra possibilidade apresentada no encontro foi o aproveitamento do antigo prédio da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (SMIC), localizado no início da avenida Osvaldo Aranha e distante cerca de 300 metros da UFCSPA. "Trata-se de um prédio de cinco andares em estado bastante deteriorado, o que demandaria uma ampla reforma para o seu uso", explicou. Lucia detalhou que, caso a ideia prosperasse, o foco das novas instalações seria a inovação, área com maior potencial de captação de recursos junto ao Ministério da Educação.

A reitora também abordou na apresentação as perspectivas de utilização do edifício adquirido pela universidade na rua da Conceição. "A gestão está em contato constante com outras instâncias administrativas para avaliar as possibilidades de aproveitamento do espaço, e uma ideia que surgiu foi sediar uma clínica da família em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde", detalhou. De acordo com a gestora, as instalações poderiam ser destinadas a diversas ações de ensino, pesquisa e extensão com potencial de contemplar a população do Centro Histórico.

A reitora recomendou que os servidores da instituição conversem entre si para refletir sobre a viabilidade de atuar em outros endereços do centro de Porto Alegre. Os interessados podem manifestar o interesse enviando e-mail para a Comissão de Espaço Físico da UFCSPA ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA - youtube.com/UFCSPA