• Alto contraste
Pesquisa de acadêmicos do LABIMED é publicada na revista Scientific Reports
Escrito por Redação Ascom
Ter, 06 de Fevereiro de 2018 13:56

Um estudo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Imagens Médicas (LABIMED) da UFCSPA e Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre foi publicado na edição de fevereiro da revista Scientific Reports, vinculada à Nature. O trabalho contemplou a análise em mais de 5 mil pacientes dos efeitos da glicemia no radiofármaco 18F-FDG em exames de PET/CT. O estudo concluiu que os principais órgãos do corpo humano, com exceção do cérebro, são pouco afetados pelos níveis glicêmicos mesmo em indivíduos diabéticos. A conclusão pode contribuir para a mudança da rotina de dosagem da glicemia padrão em pacientes antes da aquisição de imagens em centros que realizam o exame.

Participaram do trabalho a autora da tese de doutorado Clarice Sprinz, chefe do serviço de Medicina Nuclear do Hospital Mãe de Deus, o orientador e coordenador do estudo Bruno Hochhegger, professor da UFCSPA, os estudantes de Medicina Matheus Zanon e Stephan Altmayer, além dos membros do LABIMED Guilherme Watte, Klaus Irion e Edson Marchiori.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA - youtube.com/UFCSPA