• Alto contraste
  • Colorido
Concerto SonoraSPinturaS apresentou repertório eclético e surpreendente
Escrito por Núcleo Cultural
Qui, 21 de Maio de 2015 16:50

“Ventos esparsos, tufões, espaços” com esta música começou o concerto do grupo InCoMuN Ensemble na noite de quarta-feira (20), no salão nobre da UFCSPA. O nome da primeira música do concerto não poderia ser melhor escolhido. Alguns músicos se posicionaram entre o público com diferentes instrumentos de sopro e a sonoridade se espalhou pelo salão nobre dando a sensação de “ventos esparsos”. O Conjunto, formado por dez instrumentistas de corda, tecla, sopro, embalados pelo canto de Cuca Medina, iniciou de forma surpreendente e seguiu envolvendo o público a cada uma das nove músicas apresentadas.

O concerto SonoraSpinturaS apresentado pelo grupo InCoMuN de música contemporânea mostrou sua especialidade: a experimentação, a criação e a execução da música contemporânea, escrita e improvisada, e a latente busca de novas sonoridades.

A mistura de estilos musicais como o jazz, a música popular e a música de concerto ficaram evidentes, conferindo um caráter eclético ao grupo.

Coordenador e integrante do conjunto, o professor Felipe Adami do Instituto de Artes da UFRGS, explicou que um dos principais recursos adotados pelo InCoMuN é a improvisação guiada através de gestos, o chamado “soundpainting”. O método criado pelo compositor norte-americano Walter Thompson permite alta interatividade entre o “soundpainter” que rege o grupo e os intérpretes, e entre os intérpretes entre si, além de possibilitar a participação do público".

Outra técnica utilizada pelo grupo aparece na música Véu de lírios, composta pelo músico Felipe Ferla, especialmente para o conjunto InCoMuN, na qual utiliza partituras transparentes. As quatro páginas que constituem a obra são organizadas e sobrepostas a gosto, criando a cada nova apresentação uma interpretação diferente.

O programa contou com as estreias mundiais das obras Dragão Severino, de Ettore Sanfelice, Oud e Abraxas, de Sérgio Lemos, e InCoMuN, de Gabriel Ugamba, e com as obras Ventos esparsos, tufões, espaços, de Felipe Adami.

Integram o InCoMuN (e participações no repertório) Cuca Medina - mezzo-soprano e escaleta, Ettore Sanfelice - flauta, pífano e percussão, Dainer Schmidt - flauta, Gabriel Ugamba, trompete, Sérgio Lemos - bandolim, Pedro Paiva - violão, Glauber Kiss de Souza - guitarra, Clóvis Boca Freire - contrabaixo e Ableton Push, Zé Luiz DG - bateria e percussão, Felipe Kirst Adami - regência, piano e escaleta.

Criado em 2013, no Programa de Extensão em Música da UFRGS, o grupo é coordenado pelo professor Felipe Kirst Adami e tem como integrantes músicos da universidade e da comunidade externa.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA - youtube.com/UFCSPA