Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Professor espanhol palestra sobre inovação
Escrito por Redação Ascom   
Ter, 18 de Março de 2014 17:54

Foto: Luciano Valério 

O diretor de qualidade da Universidade de Oviedo, Espanha, Alberto Álvares Suárez realizou palestra para coordenadores acadêmicos e administrativos, além de alunos do curso de Gestão em Saúde, na tarde desta terça-feira, dia 18, no salão nobre. O tema foi "Investigação, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo no âmbito da saúde".

Suárez iniciou a conferência falando sobre sua universidade de origem trazendo alguns dados sobre a mesma. Segundo ele, a instituição foi criada em 1608, possui 25 mil alunos e um orçamento anual de 200 milhões de euros. O engenheiro destacou que a Universidade de Oviedo foi a primeira da Espanha a obter o selo de excelência internacional. As áreas de enfoque estratégico da instituição são energia e biomedicina. 

No que se refere à inovação, a universidade desenvolve alguns projetos, especialmente na área de odontologia. Um dos casos de sucesso apontados por Suárez é um dispositivo para tratamento de ronco e apneia totalmente desenvolvido pela instituição. Além do processo de criação e testagem do produto, a universidade também participou da comercialização do mesmo, através da criação de uma empresa própria com este propósito. 

O professor espanhol encerrou a palestra com uma lista de dez passos para a inovação dentro de uma universidade. São eles:

1 - Internalizar a necessidade de mudança;

2 - Desenvolver a visão estratégica;

3 - Analisar os processos;

4 - Planificar;

5 - Usar a tecnologia;

6 - Zelar pelos agentes de ação;

7 - Desenvolver orientação a grupos de interesse;

8 - Valorizar o desempenho;

9 - Criar uma equipe;

10 - Felicidade.

 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA_oficial - youtube.com/UFCSPA



© 2009-2017 UFCSPA