• Alto contraste
Experiência espanhola em SIG foi tema de palestra na UFCSPA
Seg, 17 de Março de 2014 14:22

Foto: Luciano Valério

Os Sistemas Integrados de Gestão (qualidade, ambiente e inovação) foram o tema da palestra ministrada pelo professor da Universidade de Oviedo (Espanha), Alberto Álvares Suárez, nesta segunda-feira (17), às 10h30, no Auditório Alimena da UFCSPA. Nesta terça-feira (18), às 16h na sala 509 do prédio 2, o professor abordará “Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo na Área da Saúde”.

Suarez é responsável pela Unidade Técnica de Qualidade da Universidade de Oviedo (Principado de Astúrias/Espanha) onde atua no desenvolvimento de projetos de qualidade universitária.  O professor trouxe a experiência espanhola para agregar mais conhecimento o Sistema de Direção Estratégica iniciado na UFCSPA em 2013.

A Universidade de Oviedo foi uma das primeiras instituições de ensino superior espanhola a receber o selo “Campus de Excelência Internacional – Ad Futurum”. O professor fez uma apresentação da universidade, criada em 1608 e que hoje conta com 25 mil estudantes, mais de 2000 professores e 1000 funcionários na área administrativa e de serviços.

O professor apontou como caminho a Gestão por Processos e citou casos práticos onde foram desenvolvidos a metodologia. Segundo Suárez uma instituição que adota um sistema de gestão de qualidade tem como conseqüência o aumento na eficácia e na utilização dos recursos organizacionais para melhorar a satisfação do cliente e para medir o processo e os resultados e desta forma ter oportunidades de melhorias. “Se quisermos obter resultados diferenciados dos atuais não podemos continuar fazendo as coisas da mesma maneira”, afirma.

Destacou que a gestão integrada deve fazer parte da gestão geral da organização que tem como benefícios a redução de custos, otimização dos recursos, a maximização dos resultados (mais eficazes e eficientes).

Um dos exemplos de sucesso, citados por Suarez, na utilização do sistema de gestão, é o Serviço de Hemodiálise do Hospital Valle Del Nalón que possui 959 trabalhadores e 250 leitos e foi o primeiro hospital a ser certificado pela Joint Comission. O Serviço de Hemodiálise desde 2003 adota um plano de qualidade que gerou a certificação em 2008 e a implantação de um modelo de gestão informatizado por processos. A garantia dos direitos dos pacientes, a melhora na segurança e a formação dos profissionais são alguns dos aspectos nos quais houve avanços nos últimos anos.

No encerramento da palestra, Oviedo destacou alguns pontos para o sucesso na implantação do sistema de gestão. Entre eles: a internalização da necessidade de mudança, a constituição e um plano de desenvolvimento estratégico, a análise dos processos, a planificação (criação da missão, valores, visão e estratégia...), o uso da tecnologia em prol da instituição, a disponibilidade e a motivação. “A equipe tem que estar motivada”, destacou.

A reitora Miriam da Costa Oliveira acrescentou, após a explanação do professor, que mudanças são difíceis e precisam ser feitas por etapas. “Aqui começamos por um Plano Estratégico e avançamos para que ele chegue em todos os cantos que deve chegar”.

Alberto Álvares Suárez é doutor em Engenharia Industrial com mestrado em Direção e Gestão da Qualidade na Educação Superior, organizado pelo Instituto Universitário de Pesquisa Ortega e Gasset, Universidade Complutense de Madrid e pela Agência Nacional de Avaliação da Qualidade e Acreditação (ANECA).

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA_oficial - youtube.com/UFCSPA