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Conheça o programa

Objetivo

O objetivo geral do programa é qualificar recursos humanos e produzir conhecimento, nas variadas dimensões do ensino, desenvolvendo competências para as transformações efetivas do cotidiano na IES e no serviço, contribuindo na formação dos futuros profissionais da saúde no Brasil.

Visão

O programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde (PPGENSAU) visa oferecer subsídios teórico-conceituais e metodológicos aos profissionais que atuam em contextos formais ou informais de ensino na saúde, aprimorando seu desempenho, a partir de uma atuação mais crítica, reflexiva e criativa nos seus ambientes de prática profissional.   

Por quê mestrado profissional? 

Conforme a CAPES, "Mestrado Profissional" é a designação do curso de mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas a um desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência.

O Mestrado Profissional responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico. O curso objetiva estimular a formação de mestres profissionais habilitados para desenvolver atividades e trabalhos técnico-científicos em temas de interesse público. 
 

Histórico

Para ampliar o desenvolvimento das atividades de pesquisa e a formação de recursos humanos na área do Ensino, a criação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde é fundamental e faz parte do plano de metas da UFCSPA (2009-2013). Neste sentido, impulsionado pela implementação do projeto Pró-Ensino na Saúde da UFCSPA, intitulado “Ensino na saúde, uma proposta integradora para o Sistema Único de Saúde”, financiado pela CAPES, um grupo de docentes, iniciou um trabalho visando criação de um novo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de mestrado profissional. Grupos de pesquisa já atuantes, cadastrados no CNPq e certificados pela UFCSPA (Educação à Distância no Ensino das áreas da Saúde, Enfrentamento à Violência, Estudos em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde, Humanidades & Ciências da Saúde: perspectiva multidisciplinar, GESETe – Grupo de Estudos em Saúde, Educação e Tecnologia, Grupo de Pesquisas em Psicologia e Processos de Saúde (GPS), dentre outros), que apresentam em sua essência atividades e linhas de  pesquisa articuladas com as temáticas “Educação e Formação na Saúde” e “Integração Ensino e Serviços de Saúde na Formação Profissional”, contribuíram para a construção da proposta do programa, uma vez que estes grupos apresentam na sua composição professores que fazem parte do grupo intelectual de professores permanentes e colaboradores do Programa em Ensino na Saúde.  

Perfil do Aluno

Profissionais capazes de intervir sobre os situações da prática profissional na saúde implementando ações transformadoras de ensino; contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento no campo do Ensino na Saúde a partir da problematização das práticas vivenciadas no âmbito dos Serviços de Saúde considerando a lógica do SUS; tornando a própria prática docente como ponto de partida para empreender mudanças no cotidiano de ensinar e aprender no âmbito da IES e dos serviços de saúde, em um movimento de ação-reflexão-ação.

Infraestrutura de Apoio

O Programa dispõe de Infraestrutura de Secretaria e Salas de Apoio, Laboratórios de Pesquisa, biblioteca e infraestrutura de informática.
 


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