Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Simulação de Matrícula

O que é a Simulação de Matrícula?

Em outubro, a UFCSPA realiza a Simulação da Matrícula por Disciplinas para todos cursos de graduação. A Simulação é um processo muito importante que trará dados para efetivarmos qualificadamente a alteração de Matrícula Seriada para Matrícula por Disciplinas. É muito importante a participação de todos/as alunos/as na Simulação! "Se você fosse pudesse se matricular novamente em 2018, quais disciplinas escolheria?"

Mais informações podem ser encontradas nesta página ou com a coordenação do seu curso.


Quais são as principais diferenças do novo sistema?

No modelo atual a matrícula é realizada "por pacote", ou seja, o discente recebe a matrícula pronta. Caso avalie que não conseguirá cursar todas as disciplinas, a única opção é reprovação por faltas, pois não há trancamento. Neste modelo, há dificuldade de cursar disciplina reprovada em outro curso por falta de critérios comuns (equivalências) e pelo fluxo atual dos pedidos. Isto resulta em algumas turmas pequenas, com poucas possibilidades de reorganização para oferta conjunta entre cursos. Como exemplo, atualmente, quando o aluno reprova em Cálculo I, já está matriculado em Cálculo 2 e não pode cancelar a disciplina, sendo que, em casos como esse, muitas vezes a disciplina II é uma continuidade da disciplina I. Isto prejudica o aprendizado e leva a uma maior evasão das disciplinas, além de impactar no histórico escolar do aluno.

No novo modelo proposto, a ser avaliado a partir da simulação, o discente escolhe as disciplinas que vai cursar em cada semestre, dentro das possibilidades de vagas ofertadas. Serão solicitadas, pelo Portal do Aluno, duas matrículas por ano, uma para cada semestre. Em casos específicos em que o curso não consiga adequar a estrutura da disciplina anual para semestral, a matrícula ocorrerá uma vez ao ano (no primeiro semestre letivo). Dentre as possíveis vantagens, destacam-se:

  • Oferta de turmas com alunos de diferentes formações, em uma perspectiva multidisciplinar.
  • Possibilidade de redução do número de disciplinas, caso seja possível unir duas ou mais turmas com previsão de número reduzido de alunos matriculados.
  • Possibilidade de melhor planejamento de disciplinas, com previsão mais precisa do número de alunos efetivamente matriculados na disciplina
  • Acompanhamento mais preciso do número de alunos efetivamente matriculados na disciplina
  • Alunos que estiverem cursando a disciplina são aqueles que efetivamente estão interessados e avaliaram que têm condições de cursá-la. Assim, possivelmente teremos uma redução dos índices de reprovação e até mesmo redução da evasão, o que impacta na matriz orçamentária da universidade.

A possibilidade de fazer a matrícula por disciplina, além de conceder ao aluno autonomia para determinar o próprio ritmo e trajeto acadêmico, trará também uma melhor qualidade de vida.

 

Quais são as etapas da Simulação de Matrícula?

Período Atividade
24/09 a 10/10/2018 NTI - Cópia da base para testes, portais de teste, cadastro e teste da fórmula
16 a 18/10/2018 prorrogado até 21/10 ALUNOS – Período simulação da primeira fase da matrícula no Portal do Aluno
22 e 23/10/2018 DERCA – levantamento das vagas ociosas e envio da informação aos cursos
24 e 25/10/2018 CURSOS – Oferta das vagas ociosas aos demais cursos
26 a 28/10/2018 ALUNOS - Simulação da segunda fase, matrícula em disciplinas dos demais cursos

 

Como acessar a Simulação de Matricula?

A matrícula será realizada pelo Portal do Aluno - Simulação.

 

Qual a diferença entre a primeira e a segunda fases?

A primeira fase é direcionada para rematrícula de alunos de todas as séries dos cursos de graduação em disciplinas do próprio curso, no Portal do Aluno - Simulação.

A segunda fase, chamada de período de ajuste, refere-se à solicitação de matrícula de alunos em disciplinas com vagas remanescentes do próprio ou de outro curso. A exemplo da primeira fase, o aluno também fará a solicitação via Portal do Aluno - Simulação.

 

O período de integralização dos cursos será afetado?

Os tempos mínimo e máximo para integralização de cada curso, que são regidos pela legislação, não sofrerão alterações em função da alteração do modelo de matrícula.

 

Quais são os pré-requisitos, correquisitos e requisitos de posição?

  

 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA - youtube.com/UFCSPA



© 2009-2018 UFCSPA