Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Organização Curricular

O curso de Enfermagem da UFCSPA está organizado em três eixos de formação, que representam as principais áreas de estudo do curso: Humanidades; Bases Biológicas para o Cuidado de Enfermagem; Instrumentalização para o Cuidado de Enfermagem.

Na 1ª série o curso oferece, no contexto do Eixo de Humanidades, disciplinas iniciais para o desenvolvimento do raciocínio científico. Também capacita para atividade de laboratório e inicia o estudo da morfologia e funcionamento dos seres vivos por meio do Eixo Bases Biológicas para o Cuidado de Enfermagem. Já no Eixo Instrumentalização para o Cuidado de Enfermagem, são desenvolvidos estudos sobre enfermagem e atualidade, cuidado humano, ética e exercício profissional, epidemiologia, saúde coletiva e saúde comunitária. Nesta série o aluno será inserido na comunidade (UBS), integrado com alunos de outros cursos da Instituição.

Na 2ª série, no Eixo Humanidades, segue o aprendizado dos métodos de pesquisa e subsídios de fundamentação para o desenvolvimento do ser. Quanto ao Eixo Bases Biológicas para o Cuidado de Enfermagem, os conteúdos têm a continuidade da área morfológica com ênfase em laboratório e patologias. E no Eixo Instrumentalização para o Cuidado de Enfermagem se dá o aprendizado do processo de enfermagem inserido ao cuidado humano.

Na 3ª série o aprendizado dos métodos de pesquisa tem continuidade no Eixo Humanidades. No Eixo Instrumentalização para o Cuidado de Enfermagem os conteúdos seguem com a prática do cuidado. Já no Eixo Bases Biológicas para o Cuidado de Enfermagem os alunos possuem conteúdos de farmacologia dos sistemas.

Na 4ª série, no Eixo Humanidades, os alunos desenvolvem o Trabalho de Conclusão de Curso fundamentado com os conhecimentos adquiridos durante o curso por meio das disciplinas de Pesquisa em Saúde VI e VII.

No Eixo Instrumentalização para o Cuidado de Enfermagem, a prática profissional contextualizada terá sua base nos estágios.

Além da organização por eixos, como um diferencial o curso oferece a disciplina Vivência Integradora, desenvolvida de forma transversal e em todos os semestres, a qual procura estimular nos estudantes a capacidade de integrar conteúdos discutidos nas disciplinas do semestre, refletindo sobre a relação e sua aplicabilidade no cuidado em Enfermagem.

Esta estrutura curricular, que ocorre da primeira à quarta série do curso, objetiva um desenvolvimento coerente e gradual do aluno, que permite atender a complexidade da formação pretendida, priorizando a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias à concepção clínica-terapêutica nas perspectivas ético-técnico-culturais.


 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-8700
Facebook
Instagram

© 2009-2019 UFCSPA