Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Organização Curricular
O Curso de Biomedicina propõe a integração curricular através de três eixos: Ciências Exatas, Ciências Biomédicas e da Saúde e Ciências Humanas e Sociais. Estes eixos foram definidos pela natureza e características das disciplinas que os compõem e também pela forma como estão estabelecidas na Universidade sendo uma adaptação das definições proposta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina.
  • Ciências Exatas - incluem-se os processos, os métodos e as abordagens físicos, químicos, matemáticos e estatísticos como suporte à biomedicina. Fazem parte deste núcleo as disciplinas de informática I e II, química geral e fisicoquímica, química orgânica, bioestatística, física das radiações, e controle de qualidade laboratorial.
  • Ciências Biomédicas e da Saúde - incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base molecular e celular dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioquímicos, microbiológicos, imunológicos e genéticos. Também incluem-se a eco-epidemiologia das condições de saúde, os fatores predisponentes à doença e os serviços complementares de diagnóstico laboratorial em todas as áreas da biomedicina. Fazem parte deste núcleo as disciplinas de anatomia humana geral, biofísica celular, biossegurança, citologia, introdução à biomedicina, deontologia biomédica, ecologia aplicada à biomedicina, epidemiologia, embriologia, histologia, imunologia, parasitologia/micologia, saúde pública, bioquímica, biologia molecular, fisiologia humana geral, metodologias bioanalíticas, micologia clínica, parasitologia clínica, microbiologia e virologia, morfologia e fisiologia comparada, farmacologia, genética e evolução, hematologia, imunologia clínica, bioquímica clínica, biotecnologia, patologia, bromatologia, citologia clínica e líquidos corporais, microbiologia clínica, toxicologia e radiologia.
  • Ciências Humanas e Sociais - incluem-se os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos/legais e conteúdos que envolvem a comunicação, a informática, a economia e a gestão administrativa em nível individual e coletivo. Fazem parte deste núcleo as disciplinas de sociologia e antropologia da saúde, leitura e interpretação textual em língua inglesa I e II, história das ciências da saúde, redação acadêmica, metodologia do ensino, bioética, gerenciamento de laboratório, educação e comunicação em saúde e metodologia científica

 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA_oficial - youtube.com/UFCSPA



© 2009-2017 UFCSPA