Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Organização curricular

O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da UFCSPA está fundamentado na construção e organização de uma matriz curricular que reflete a interdisciplinaridade do curso e preconiza uma formação do profissional generalista, conforme legislação vigente. Está organizado a partir de eixos que vão ao encontro da filosofia da UFCSPA, do seu Plano de Desenvolvimento Institucional e das demandas sociais e de ensino.
A disposição da carga horária e dos planos de ensino visa a proporcionalidade nas atividades teórico-práticas e estágios supervisionados, permitindo um equilíbrio entre a formação para a articulação do ensino e da prática profissional.

O curso está estruturado para permitir ao aluno o desenvolvimento coerente e gradual, garantindo a complexidade da formação profissional, aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para o conhecimento ético-técnico-cultural.

A matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos está dividida em três eixos: Fundamentos Teóricos, Processamento de Alimentos e Gestão e Empreendedorismo.

  1. Eixo de Fundamentos Teóricos e Saúde – prevê a fundamentação das ciências exatas e da terra aplicadas à indústria de alimentos bem como o domínio dos fundamentos de informática e idiomas.
  2. Eixo de Processamento de Alimentos – sedimentam conhecimentos específicos e tecnológicos envolvidos no processamento de alimentos através do estudo de operações físicas unitárias; conhecimento dos diferentes materiais de embalagens, bem como suas propriedades e aplicações; compreensão do desenvolvimento de planos de média complexidade, a elaboração de projetos integrados e compreender as interfaces – mercado – pesquisa – desenvolvimento – lançamento de produto.
  3. Eixo Gestão e Empreendedorismo - os conhecimentos desenvolvidos neste eixo enfocam o papel e as atribuições do tecnólogo em alimentos na gestão do negócio, pessoas e ambiente.

A organização curricular é estruturada em semestres, ao final dos quais os estudantes poderão requerer a certificação intermediária de qualificação profissional de nível cursado, conforme o disposto no artigo 5º da Resolução CNE/CP nº 3/2002. Ao ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, o aluno obrigatoriamente deve cumprir os semestres de fundamentação básica (1º ao 3º). Após a sua aprovação nestes, o aluno que concluir o 4º semestre receberá o Certificado de Analista de Alimentos. Com a integralização do 5º semestre o aluno adquire a certificação de Assistente de Qualidade em Alimentos. Após a conclusão de todos os semestres, do Estágio Curricular e do Trabalho de Conclusão de Curso o aluno receberá o diploma de conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.

 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-8700
Facebook
Instagram

© 2009-2019 UFCSPA