Início > Programas e Projetos > Projeto Conhecendo a Qualidade do Ar da Minha Cidade

Conhecendo a Qualidade do Ar da Minha Cidade

Tipo de modalidade:

Projeto Institucional / Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Coordenador:

Claúdia Ramos Rhoden – Professora Adjunta do Departamento de Ciências Básicas da Saúde.

Área Temática:

Educação, Saúde

Resumo:

Uma série de atividades ambientais foi planejada de forma a beneficiar não somente os alunos da UFCSPA, mas também toda a comunidade acadêmica, como professores, funcionários e seus familiares e ainda nove escolas públicas de Porto Alegre, as quais já participaram de trabalhos anteriores com a Instituição. O presente projeto tem como objetivo atender a demanda dos cursos da área de saúde e também proporcionar o intercâmbio com a comunidade. As atividades propostas mesclam informação e arte e foram divididas em 4 etapas, sendo que em duas delas a população está convidada a participar. A primeira etapa, iniciada em março deste ano, compreende a implementação da disciplina de Educação Ambiental (ainda como projeto piloto) à  nível de Universidade. Como atividade da disciplina, ainda no mês de maio, os alunos assistiram a quatro palestras, cujos temas foram: A importância de se conhecer a fauna local, Metodologias de Educação Ambiental, Preceitos Ecológicos para uma Educação Ambiental, e Arte como Ferramenta Educacional na Sensibilização Ambiental. A segunda etapa, aberta a visitantes, acontece durante o II Ciclo de Atividades sobre Saúde e Meio Ambiente, de 31 de maio a 04 de junho, oportunidade em que será inaugurada a Mostra Fotográfica no stress oxidativo no Espaço de Exposições da UFCSPA: serão painéis com fotografias sobre a natureza produzidas pela equipe da Câmera Viajante na Mata Atlântica e no Rincão Gaia, paraíso ecológico idealizado pelo ambientalista José Lutzenberger, com o intuito de atentar para a importância da boa qualidade do ar e seus benefícios para a saúde humana. Já o curador diz que as fotografias feitas pela Câmera Viajante são imagens que demonstram as belezas de um ambiente saudável, livre da exposição urbana aos poluentes do ar, e que possibilitam a integração do homem com a natureza. A partir do dia 10 de junho até o mês de novembro, o anfiteatro Jorge Escobar Pereira Lima receberá duas apresentações mensais da peça teatral “Do outro lado do buraco”, que valoriza a temática ambiental, tão essencial nos dias de hoje, porém sem se deter em discursos ecológicos já desgastados e ineficazes para o público, como explica o curador Christian L. Goldschmidt. A exposição e as apresentações da peça teatral serão gratuítas e abertas ao público. A 3ª etapa do projeto contemplará 15 alunos das áreas de Ciências da Saúde, os quais estão cursando a disciplina de Educação Ambiental. Estes alunos participarão de três cursos de Educação Ambiental. Serão três finais de semana imersos no Rincão Gaia, onde terão aulas teóricas e práticas, somando um total de 60 horas, com os seguintes temas sendo abordados: Educação Ambiental – Aprendendo com a Natureza; Integrando a Educação Ambiental e a Permacultura; e Educação Ambiental, Construindo a Cultura da Paz com Arte e Ecologia. A 4ª etapa contará com o Programa de Educação Ambiental Contínua, ou seja, um diagnóstico e melhorias no ambiente escolar e entorno. O curador Christian Lavich Goldschmidt explica que uma de suas preocupações foi atender à solicitação da professora Cláudia Ramos Rhoden para que as escolas públicas fossem beneficiadas, já que, segundo a professora, são escolas que participam e colaboram com as pesquisas e trabalhos realizados pelos alunos da UFCSPA.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - Fax +55 (51) 3303-8810