Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Biotério
O Biotério é o local onde os modelos animais (ratos e camundongos) utilizados em pesquisa são criados e mantidos. A produção dos modelos atende as demandas da UFCSPA no que se refere ao número de animais disponibilizados para fins de ensino e pesquisa. O biotério atende pesquisadores, professores, alunos de graduação e de pós-graduação. 
 
A utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa segue os padrões de qualidade e respeito à vida. Estes critérios são explicitados na Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais para Fins científicos e Didáticos (DBCA) publicada em 2013 pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). A ética no manejo e o bem-estar animal norteiam as ações da equipe e dos pesquisadores que atuam no Biotério, buscando a redução do número de animais utilizados, a substituição de seu uso, sempre que possível, por procedimentos alternativos que não envolvam animais e o refinamento das técnicas empregadas.
 

Prezados pesquisadores, favor realizar o encaminhamento das solicitações de animais, ao biotério, seguindo as orientações constantes nesta página.
 
Att, Coordenação do Biotério 
 
 
 
Foto: Luciano Valério 
 


 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA_oficial - youtube.com/UFCSPA



© 2009-2017 UFCSPA